SECRETARIA DE ESTADO
DA JUSTIÇA E DE DEFESA
AO CONSUMIDOR

Internos recebem certificados de alfabetização
19/12/2018

 

O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) e o Presídio Feminino (Prefem) comemoram o encerramento do ano letivo das unidades, numa festa de confraternização entre pacientes, internos, funcionários da Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc) e Secretaria de Estado da Educação (SEED). Para o titular da Sejuc, Cristiano Barreto, “é muito importante termos a possibilidade de estudo dentro das unidades, pois resgatamos a dignidade e autoestima dos custodiados”.


Durante o encerramento do ano letivo, as internas do Prefem e pacientes do HCTP receberam os certificados de alfabetização. Eles estavam estudando desde o mês de março, obedecendo a uma carga horária de 40 horas semanais, com aulas de segunda a sexta-feira. Tanto no Prefem como no HCTP as aulas são dadas por professores da SEED.


No HCTP, foi celebrada uma missa pelo padre Cristiano Silvestre, responsável pela paróquia São Domingos Sávio, e, em seguida, houve a entrega dos certificados de conclusão do curso aos 28 pacientes que concluíram o curso. Para realização da festa, as equipes de segurança, Psiquiatria, Serviço Social, Psicologia e Pedagogia colaboraram.


Prefem - No Prefem, houve uma apresentação cultural das internas que participam do Projeto Ateliê Odara e das que integram as turmas de Educação de Jovens e Adultos, num total de 60 internas. “Todas as ações se voltaram ao fortalecimento do respeito às diferenças, sejam no que se refere à cor da pele, a orientação sexual e a religião que seguimos”, disse a diretora do Prefem, Andréa Andrade.


Os profissionais de educação da unidade trabalharam um mês com suas turmas, “desafiados pela proposta apresentada pela nossa gestão e no dia de ontem mostraram o conhecimento no palco para todos os presentes”. Além da participação das internas, a direção da unidade fez um relato sobre as ações desenvolvidas no de 2018, onde destacou as parcerias feitas pelo Ministério Público através do Projeto Florescer onde 60 internas foram capacitadas nas áreas voltadas ao artesanato e beleza e estética, também ressaltou a parceria com a Universidade Federal de Sergipe que possibilitou 40 internas participarem de cursos voltado ao incentivo à leitura.
“Organizamos esta festa para vocês com bolos, salgados, refrigerantes para que os certificados fossem entregues e todos estão de parabéns”, frisou Andrea. O evento contou com a participação voluntária do cantor Vinny Show que trouxe um repertório de músicas populares que mudou a rotina do Prefem.