SECRETARIA DE ESTADO
DA JUSTIÇA E DE DEFESA
AO CONSUMIDOR

Secretário da Fazenda visita Copemcan e Comapajaf
19/06/2018

Conhecer a situação as unidades prisionais do Estado, os investimentos que foram feitos em pouco mais de um ano de administração e os projetos vindouros. Esse foi o objetivo da visita que o secretário de Estado da Fazenda, Ademário Alves, fez, a convite do colega da Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, aos Complexos Penitenciários Manoel Carvalho Neto (Copemcan) e Antônio Jacinto Filho (Compajaf).

No Copemcan, o secretário Ademário Alves conheceu o Centro de Vídeo Audiência Agente Antônio Nascimento Nogueira, que permite ao Estado economia e segurança, pois o interno participa da audiência dentro da própria unidade prisional. O secretário Cristiano Barreto defendeu, junto ao colega, a necessidade de se ampliar os centros de audiências em todo Estado. “Já fizemos este ano mais de três mil audiências”, disse o secretário de Justiça.

Na oportunidade, Cristiano disse a Ademário Alves que a Sejuc, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Polícia Militar, reforçou o Grupo de Escolta Penitenciária (GEP) atendendo, dessa forma, todas as necessidades do Tribunal de Justiça no que diz respeito as audiências ordinárias, aquelas que ocorrem com réus presos em diversas comarcas do Estado.

Cristiano Barreto também mostrou a sala de monitoramento do Copemcan, que possui 126 câmaras, os investimentos que foram feitos, com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Fupen) para aquisição de munições letais e não letais, armamentos, coletes balísticos e diversos outros equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados por agentes e guardas prisionais. Ademário visitou, ainda, o pavilhão onde um grupo de internos trabalha nas Duchas Corona.

Importância - “É muito importante conhecer a realidade de cada pasta, nessas visitas in loco, e, a partir disso, buscar as melhorias necessária em cada um, fazendo um diagnóstico”, afirmou Ademário, pouco antes do almoço que lhe foi oferecido no Compajaf. Nessa unidade, administrada em regime de cogestão, o secretário da Fazenda, visitou a cozinha, os setores administrativo e médico. Ele viu, também, como é feito o monitoramento, por vídeo, dos pavilhões do Compajaf.

Para o secretário Cristiano Barreto, a visita de Ademário Alves foi de vital importância, porque ele teve condições de ver de perto a situação de duas unidades e vê o trabalho desenvolvido em cada uma delas. A visita serve, também, para que o secretário da Fazenda possa ter mais condições no momento em que for atender os pleitos financeiros da Sejuc.

Além dos dois secretários estaduais, também participaram da visita o assessor especial da Sejuc, coronel Reinaldo Chaves, o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), Agenildo Júnior, o presidente da Renascer, Wellington Mangueira, e o delegado da Polícia Civil, Jocélio Fróes, atualmente diretor do DAF (Diretoria Administrativa Financeira) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).