SECRETARIA DE ESTADO
DA JUSTIÇA E DE DEFESA
AO CONSUMIDOR

Sejuc e Funesa capacitam servidores para teste de tuberculose
19/06/2018

Funcionários da área da saúde da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc) participaram na manhã desta terça, 19, de uma capacitação para teste rápido de tuberculose realizada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa).

Estiveram presentes na capacitação realizada pelo infectologista, Marcos Aurélio, servidores de todas as nove unidades do estado de Sergipe, onde foram realizadas trocas de informações e a capacitação para a nova modalidade de descoberta da tuberculose através do Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB).

O TRM-TB é um teste automatizado, simples, rápido e de fácil execução nos laboratórios. O teste, segundo a cartilha disponibilizada pelo Ministério da Saúde, detecta simultaneamente o Mycobacterium tuberculosis e a resistência à rifampicina (RIF) em aproximadamente 2 horas.

Segundo a coordenadora de saúde da Sejuc, Rivanda Vieira Santos, essa capacitação é importante devido o alto índice de tuberculose nas unidades prisionais. “Como índice de tuberculose vem aumentando e nosso objetivo seria diminuir esses casos dentro do sistema prisional. Capacitar os servidores para saber a importância, como combater e como fazer o teste rápido ajudará a fazer com que esses casos venham a diminuir”, afirma.

A capacitação acontece nesta terça, 19, e na quarta, 20, em dois turnos, manhã e tarde. Está presente também a coordenadora do programa Estadual de Controle de Tuberculose em Sergipe Maria Heide Ribeiro Mesquita.