SECRETARIA DE ESTADO
DA JUSTIÇA E DE DEFESA
AO CONSUMIDOR

Juízes conhecem Compajaf e Copemcan
19/06/2018

Um grupo de oito juízes, alunos da Escola de Magistrados, visitou nesta segunda-feira, 18, o Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf) e o Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) com o objetivo de conhecer de perto o sistema prisional sergipano. Nas duas unidades, eles conheceram as centrais de vídeo audiência, o circuito interno de TV e também os pavilhões onde ficam os internos. Essa visita foi orientada pelos diretores das penitenciárias, com o acompanhamento do Grupo de Operações Especiais Penitenciárias (Gope).

A visita dos juízes às unidade prisionais foi uma das atividades do curso oficial de formação inicial do magistrado, orientada pelo professor e juiz da Comarca de Lagarto, Edinaldo César Santos Júnior. “Eles vieram conhecer a realidade dos presídios, ver como é o dia a dia”, destacou Edinaldo César.

Depois de percorrer diversas alas do Compajaf, os juízes foram para o Copemcan, sendo recepcionados pelo assessor especial da Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), coronel Reinaldo Chaves que explicou os avanços que o sistema vem tendo na administração do secretário Cristiano Barreto, como a aquisição de equipamentos de proteção individual para agentes e guaras prisionais, como armamento, coletes balísticos, dentre outros.

O coronel Chaves ressaltou, também, a parceria que a Sejuc vem tendo com o Tribunal de Justiça de Sergipe, lembrando que as audiências ordinárias vêm sendo cumprida em sua plenitude. Outro ponto destacado pelo assessor especial foi o trabalho integrado com Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Polícia Militar, pois o Grupo de Escolta Penitenciária (GEP), responsável pela condução dos internos para as audiências.