SECRETARIA DE ESTADO
DA JUSTIÇA E DE DEFESA
AO CONSUMIDOR

Comissão inspeciona Presídio de Tobias Barreto
18/05/2018

Os integrantes da comissão de fiscalização do Conselho Gestor do Fundo Penitenciário de Sergipe inspecionaram, na quarta-feira, 16, o funcionamento do aparelho body scan recentemente instalado no Presídio Regional Juiz Manoel Barbosa de Souza (Premabas), no município de Tobias Barreto.

De acordo com o laudo, “todo sistema de instalação do body scan se encontra em pleno e satisfatório funcionamento, apresentando excelente qualidade de imagens, estando os servidores da Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), efetivamente habilitados para operação”.

A inspeção foi feita na presença do representante da empresa e constatou que o aparelho é “composto por dois monitores independentes, com cabeamento, câmeras internas e que os testes feitos e imagens são de excelente qualidade”. O laudo de inspeção reitera, ainda, que “o local instalado foi de acordo com o pré-estabelecido pelo setor de engenharia e acordado com a Sejuc, direção do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) e direção da unidade, facilitando o controle do fluxo de visitantes”.

Os servidores que atuam no Premabas receberam treinamento dado pela empresa e o body scan já está sendo operado pelos guardas prisionais. E um dia depois da inspeção, uma mulher tentou entrar com drogas escondidas nas partes íntimas e detectada pelo aparelho. Ela foi presa, levada para a delegacia da cidade e a carteira de visitante suspensa pela direção da unidade.

A inspeção do Premabas foi feita assessor especial da Sejuc, coronel Reinaldo José Chaves Silva, o engenheiro Cícero Leonardo de Menezes e os guardas prisionais Daves Santos Vieira e Leonardo Rodrigues de Campos.