SECRETARIA DE ESTADO
DA JUSTIÇA E DE DEFESA
AO CONSUMIDOR

Comissão fiscalização instalação de CFTV no Cadeião de Socorro
23/04/2018

Uma comissão criada pelo secretário de Justiça e de Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, fez hoje, 23, uma inspeção na Cadeia Territorial de Nossa Senhora do Socorro para verificar o funcionamento do circuito fechado de TV (CFTV) daquela unidade, adquirida com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). O assessor especial da Sejuc, tenente-coronel Reinaldo Chaves, responsável pela inspeção, assegurou que os equipamentos instalados são exatamente aqueles que constam no contrato.

A inspeção visa da transparência aos processos de compara e cumprimento a legislação. O tenente-coronel Chaves verificou se as 29 câmaras adquiridas estavam nos lugares previamente combinados pela direção da unidade. No presídio há, também, uma sala de monitoramento, onde os servidores irão se revezar para acompanhar tudo que se passa na área interna e no entorno do prédio. Na sala do diretor da unidade, Augusto Henrique de Jesus, há um computador de onde ele também acompanha tudo que ali se passa.

Além do Cadeião de Socorro, também serão inspecionados o Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, e os presídios Senador Leite Neto, em Nossa Senhora de Glória, e o Juiz Manoel Barbosa de Souza, em Tobias Barreto. Aquisição de todos os equipamentos de CFTV foi no valor de R$ 4.927.983,36.

Além do tenente-coronel Chaves, compõem a comissão o engenheiro da Sejuc Cícero Leonardo de Menezes, e os servidores da Sejuc, Hélio Matheus de Oliveira Santos e Delmário Magalhães Ribeiro. A comissão foi criada através da portaria 279 no dia 18 de abril de 2018.