SECRETARIA DE ESTADO
DA JUSTIÇA E DE DEFESA
AO CONSUMIDOR

Sejuc lança aplicativo do Sistema de Administração Penitenciária
28/03/2018

O Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), órgão ligado a Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc), lançou no dia 22 deste mês um aplicativo do Sistema de Administração Penitenciária (SAP) para smartphones. Terão acesso ao aplicativo todos que tem cadastro no SAP Web através de CPF e senha. 

A ideia do aplicativo é facilitar o acesso dos dados no SAP Web, que já existe desde 2005, e inicialmente foi distribuído para o sistema Android e posteriormente para o iOS. No aplicativo estão disponíveis buscas de prontuário, foragidos, número de internos nas unidades prisionais do Estado, estatísticas, audiências. O acesso será igual como é hoje. Ou seja, via CPF e senha de pessoas cadastradas previamente no sistema. Continuarão a ter acesso à polícia, juízes, agentes penitenciários e representantes de demais órgãos de segurança pública.

O site do SAP também sofrerá alterações em sua parte interna para uma melhor visualização via navegadores de celulares. A parte externa já está pronta e disponível para utilização.
 
“É de extrema importância para o Estado de Sergipe essa aproximação e facilitação nas consultas das situações dos internos em todos os presídios e foragidos. Ver essa iniciativa partir de um dos nossos técnicos nos deixa imensamente feliz e grato pela colaboração e visão de futuro de um dos nossos”, explica o secretário de Justiça Cristiano Barreto.
 
O aplicativo foi desenvolvido pelo guarda prisional Israel de Sena Santos, 36 anos, formado em Sistemas para Internet pela Fanese, e especialista em Crimes Cibernéticos, AVM Faculdade Integrada, em Brasília. Guarda prisional há 14 anos, Israel de Sena também construiu o portal da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Escola de Gestão de Penitenciária (Egesp). Ele trabalha com informática desde 1997, com formação e especializações em programação, sistemas para internet, aplicativos mobile, entre outros.