SECRETARIA DE ESTADO
DA JUSTIÇA E DE DEFESA
AO CONSUMIDOR

Cacho profere palestra para ouvidores
06/07/2005
O secretário de Justiça e Cidadania, Emanuel Cacho, proferiu uma palestra, no dia de ontem, no auditório da Secretaria de Estado da Administração, para os Ouvidores do Estado, sobre o tema Cidadania. Acompanhado de seis internas que estão trabalhando na Secretaria de Justiça, como parte do processo de ressocialização, Cacho abordou as ações que vem sendo colocadas em prática numa área considerada por ele como de suma importância. Emanuel Cacho iniciou a palestra ratificando ter sido uma atitude feliz do governador João Alves Filho a criação da Ouvidoria. Segundo ele, é um órgão muito importante, uma vez que possibilita às pessoas exercerem a cidadania. Ele lembrou que quando foi convidado pelo governador para ser secretário, a Secretaria passava à sociedade a visão de que estava preocupada apenas para os presídios. Ou seja, praticamente não havia ações voltadas para os cidadãos. Para mudar este quadro, o secretário de Justiça e Cidadania, implementou inúmeras ações. Durante a palestra, ele lembrou, por exemplo, que formou uma comissão na Secretaria de Cidadania para realizar conferências em cinco pólos de Sergipe a escolha de delegados e propostas. Isso para representar o estado na Conferência da Igualdade Racial, em Brasília. \"Defendemos em Brasília não apenas a igualdade racial, mas, sobretudo, a igualdade social\", lembrou. Além da bandeira da Igualdade Social, o secretário falou de outras ações como a questão da homofobia, a campanha do desarmamento, que teve Sergipe como campeão, a campanha para emissão de certidões de nascimento gratuitas e a conferências estadual dos direitos humanos. Além disso, Cacho lembrou da campanha anti-drogas, que realizou uma passeata com mais de 3 mil pessoas com o tema \"Longe das Drogas, Perto da Vida\", da reconstrução do Procon e do trabalho de inclusão social. Sobre a inclusão social, Cacho, inclusive, citou as seis internas que estão trabalhando na Sejuc. Uma delas, Állida Carla, salientou o bom tratamento que ela e as outras internas recebem dos servidores da secretaria. Já a interna Ana Cláudia disse que está agradecida pela oportunidade que recebeu do secretário Emanuel Cacho. E, mostrando que o processo de ressocilização da Sejuc funciona, se mostrou otimista quanto ao seu futuro. \"Vou fazer vestibular para Medicina Veterinária. E vou passar\", disse. Lotada na Assessoria de Imprensa, Joyce Nascimento, é outra interna que ratifica a eficiência do projeto do secretário Emanuel Cacho para incluir internos na sociedade. Além de ler os jornais e selecionar as notícias de interesses da secretária, sob orientações dos jornalistas da Sejuc, Joyce também está aprendendo manusear o computador e a tirar fotografias. \"Estou aprendendo muito no setor de imprensa. Os colegas gostam de mim e me explicam tudo. Penso um dia ser jornalista também\", diz Joyce.